Os Palhaços





Palhaça Silueta
Alessandra Siqueira
atriz , palhaça e educadora

É formada pelo Programa de Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria concluindo com o espetáculo "Cacildis" dirigido por Dagoberto Feliz e Heraldo Firmino. Na mesma área atuou com o grupo La Mínima em uma oficina concluindo com o espetáculo "Entradas e Saídas", dirigida por Domingos Montagner e Fernando Sampaio. Recentemente com a vinda do "Slava's snow show" para o Brasil, participou de um workshop com Derek Scott. Como atriz sua carreira teve início nas Oficinas Culturais da Prefeitura de São Bernardo do Campo e na Escola Nacional de Teatro. Há sete anos faz parte do grupo Teatro da Conspiração e da Transpiração. Como artista plástica desenvolveu sua pesquisa de Confecção e manipulação de bonecos em uma oficina com o Grupo Giramundo. Na Escola Livre de teatro compõe ha três anos o Núcleo de Pesquisa  de Máscaras. Atualmente também é sócio-fundadora da CIA Ozimpares de circo e teatro onde atua como atriz e tem como destaque as artes plásticas em cenários e adereços.



Palhaça Carolipa
Carolyn Ferreira
atriz e palhaça

Formada pelo Programa de Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria de 2008 e 2009. Coordenadora infantil de teatro do Centro Cultural Arenart desde 2008.

Inicio sua pesquisa como atriz no Núcleo de Teatro Ávila no de 2003.

Atualmente participa do Curso de Humor na SP Escola de Teatro.




Palhaça Tetéia
Débora Sanders
atriz, palhaça, educadora 
e contadora de histórias

Formada em 2010 pelo Curso de Formação de Atores da Escola Livre de Teatro de Santo André, onde participou também dos Núcleos de Circo e de Máscara. Como atriz, foi integrante durante cinco anos da Cia. da Matilde em São Caetano do Sul, compondo o elenco de peças como: Vidas Secas, Romeu e Julieta Segundo a Cia. Da Matilde, e Terra, dirigidas por Érike Busoni; e Antígone, dirigida por Nicole Aun, com preparação corporal de Bruna Longo. Participou também das peças: Woyzéck – Um experimento-máquina; e Popol Vuh, Primeiros Cantos da Escrita do Deus, ambas dirigidas por Antônio Rogério Toscano; Uma Besteira Qualquer, dirigida por Bete Dorgam, Dagoberto Feliz e Heraldo Firmino; Papai do Céu, de Marcelino Freire, dirigida por Antônio Rogério Toscano, entre outras. Como palhaça, formou-se em 2006 pelo Curso de Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria.. Integra a Banda de Palhaças Bocóz de Mola, fazendo shows cômicos e musicais em diversos eventos. Atualmente trabalha com Bilabiado Cia. de Artes fazendo contação de histórias e na mesma área para a Editora Brasiliense. Como arte-educadora, ministrou aulas de teatro para adolescentes e adultos no Projeto Caleidoscópio; e para crianças do Ensino Fundamental, em escolas particulares. 







Palhaça Pina Brownie
Vanessa Rosa
atriz e palhaça

Formada em Palhaça pelo Programa de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria no ano de 2008 e 2009.
Atriz e palhaça pesquisa a linguagem da comédia com foco na máscara do palhaço e artes do circo desde o ano de 2006, passando por vários artistas como Cida Almeida, Silvia Leblon, Francesco Zigrino. Atualmente participa da Cia. Humbalada de Teatro, que atua no estado de São Paulo e pesquisa o Teatro de Rua e as máscaras da comédia popular contemplada por diversas leis de incentivo a cultura, integra também a Trupe Los Prozac´s que se dedica à pesquisa da linguagem do palhaço de rua e o vídeo. 





Palhaço Gastão
Washington Gabriel
ator, palhaço e educador

Palhaço e Ator, desde 2006 vêm pesquisando a linguagem da comédia com foco na mascara do Palhaço no Programa de Formação de Palhaços dos Doutores da Alegria. Iniciou sua pesquisa teatral em 2005, no Grupo Quereres de Teatro, onde atualmente atua como coordenado e produtor, em 2007 fundou a Trupe Fuleragem onde faz trabalhos com montagens de esquetes temáticas. Em 2009 iniciou uma pesquisa teatral com o tema gospel no Grupo Dinamus.







E TEM MAIS!



Heraldo Firmino
ator, palhaço, educador e diretor
Formado pela primeira turma da Escola Livre de Teatro em 1993. Desenvolve um estreitamento de relações entre a Comédia Dell'arte e a comédia popular brasileira. Em janeiro de 1998 passou a integrar o elenco de repertório da CIA DO FEIJÃO e o grupo DOUTORES DA ALEGRIA, sendo também coordenador da Formação de Palhaços para Jovens e Ponto de Cultura. No cinema se destacam os longas “Bicho de Sete Cabeças”, “Carandiru” e “Ensaio Sobre a Cegueira” de Fernando Meirelles, e na TV “Carandiru Outras Histórias”. Integra a CIA BAITACLÃ desde sua fundação desenvolvendo projetos como ator, dramaturgo e diretor. Como diretor destaca-se: “O Pó”, de sua autoria e “Fora do Trilho” e “Quando eu era pequeno eu nem sabia”, ambos da Formação de Palhaço dos Doutores da Alegria.



Sandro Fontes
palhaço, diretor, educador e músico
Sua formação circense iniciou-se com o "Circo Escola Grajaú" e com "Os Tapias voadores" 1997 á 2005, onde atuou no espetáculo "O quinto elemento" e através deste grupo, no ano de 2005 e 2006 participava de eventos pelo Circo Espacial. Aprofundou o estudo da linguagem no Programa de formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria, de 2005 á 2006. Também pelos Doutores atuou nos espetáculos: "Uma besteira qualquer" (direção de Bete Dorgan), "Congresso de besteirologia" (direção de Wellington Nogueira), "Senhor Dodói", “Midnight Clowns”, “Balão” e “Roda Besterológica” todos os últimos dirigidos por Angelo Brandini, entre 1997 á 2008. Atualmente integra o elenco dos Doutores da Alegria (desde 2007). Esta na Trupe Circo Dois Dois e também na Trupe Irmãos Atada com o espetáculo “Bang Bang a Pastelana”.