18 de dezembro de 2011

Dia 10 de Dezembro - Dia do Palhaço!

"Ô Boa Noite!
Eu vim de longe
Caminhei tanto
Mas cheguei no meu descanso
Não tenho ouro
Nasci do povo
Com humildade 
Canto pra espantar maldade
ai ai..."

O dia do palhaço e por sorte, destino ou acaso também é o aniversário da Cia Reprises. E no dia 10 de dezembro de 2011 fizemos um ano de vida!
Vida que é sinônimo de luta, caminhada e estrada... Nesse um ano que se passou, dez palhaços viveram inúmeras experiencias, perdas e ganhos, chegadas e partidas e aprendemos muito, afinal um ano mais velhinhos já nos trazem chão para esse inicio de tudo, primeiro ano, primeiro passo na estrada.
E para comemorar este dia nada melhor do que estarmos juntos e fazendo o que gostamos. Nos reunimos tomamos um belo café e cada palhaço do amigo secreto ganhou seu merecido presente: CD, pandeiros, bigodes e até cepacol... E antes de nos colocarmos em ação, ganhamos uma bela canção na sanfona que preenchia a lanchonete nos dizendo "e o canto forte que desbrava a imensidão nos acompanhe e nos guarde em um lugar onde o sol venha brilhar ai ai...". O sol não veio, coisa de palhaço pedir o sol e ser abençoados com chuva... mais nas ruas olhando o cortejo de palhaços com seus instrumentos  o publico comemorava o dia, os policias nos cumprimentavam e afirmavam ser tudo aquilo uma grande palhaçada, e na grande roda que se formou perto do Patio do Colégio em São Paulo brincamos e brindamos o dia, debaixo de uma garoa paulistana que ia e vinha o publico não ia... Eles riam, aplaudiam, comentavam e ficavam, a chuva não nos espantou, os policias nos espantou e podemos comemorar junto do povo, junto de onde viemos e para quem existimos esse dia que ficará na memória, porque por sorte, destino ou acaso formamos essa Cia que segue junto por amor ao palhaço, ao fazer rir e ao existir... 

Parabéns a todos os palhaços e Parabéns a Cia Reprises por um ano de (re)existência! 


Monique Franco.